sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Eleições ou farsa

As eleições para reitoria e vice-reitoria da nossa UEVA segue os mesmos moldes das eleições na época da ditadura, é feita uma eleição de fachada e completamente antidemocrática, já que o governador escolhe quem ele quiser, e não a comunidade acadêmica.
Nestas eleições, estudantes e funcionários não possuem qualquer importância para as autoridades competentes. Trata-se de um jogo de cartas marcadas, as eleições são uma mera formalidade, uma maneira de mascarar a verdadeira ditadura imposta, já que nós estudantes não escolhemos ninguém. Se afirma que, para ser candidato ao cargo de reitor é necessário, ter o título de doutor, e encarar uma lista tríplice, onde o CONSUNI decidirá que eles propõe ao cargo.
Nas eleições o perfil dos candidatos confirmam ainda que ganham os cargos quem pertencer ao esquema corrupto de um grupo mediócre e minoritário que domina a universidade há anos, fato claro esse, pois nas últimas eleições a nossa vice-reitora tirou o terceiro lugar como mostrava os votos da falsa e democrática eleição, decida pelos membro do CONSUNI(CONSELHO UNIVERSITÁRIO), porém, logo após, o governador do Estado a colocou como primeiro e a mesma assumiu o cargo. Tais pessoas se colocam contra o movimento estudantil, pois não representam os nossos interesses, interesses esses que tem como prioridade a qualidade da nossa universidade em todos os sentidos.
Quase todas as pessoas que entram nesse processo são contra aqueles que lutam para manter a universidade com um ensino público de qualidade, significa que seus interesses não são os mesmos que a esmagadora maioria da comunidade acadêmica, ou seja, os estudantes. E que, portanto, o papel dessas pessoas na reitoria é o de atender somente a interesses particulares e facilitar o processo de privatização do ensino. Como se prova em nossa UEVA, a privatização predatória constitui grande quantidade de cursos pagos, sem qualidade e com curta duração, espalhados pelo nosso país em entidades que não conhecemos e usando o nome UVA e expedindo certificados com a chancela de nossa pública universidade.
Vendo que nos aproximamos da repetição do processo de escolha de 40 anos atrás e, como forma de combater esse esquema fútil existente dentro da universidade e denunciar o que acontece conosco devido ao processo de escolha fechada dos dirigentes da nossa universidade onde não podemos opinar, nós do Diretório Central dos Estudantes e SINDIUVA temos como proposta ELEIÇÕES “DIRETAS JÁ” para tais cargos: REITOR, COORDENADOR DE CURSO E DIRETORES DE CENTRO, sendo que no processo nós estudantes teríamos peso, assim como professores e técnicos administrativos. Agora em dezembro haverá novamente esse processo fajuto e antidemocrático, sendo que ocorrerá nas férias para não sabermos de nada, e então, quando voltarmos para o semestre letivo, apenas sabermos da notícia. E mais uma vez a farsa estará armada, de forma autoritária, e nós público dessa Universidade mais uma vez não teremos voz e voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário