quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“TRANSCENDENDO A CIDADE: Desmistificando Sobral.”

NO DESENVOLVER DA PESQUISA...






     No desenvolvimento da pesquisa, a discussão sobre o território sobralense revelou vários pontos quem precisam ser reavaliado e analisado, de forma mais ampla, pois a proposta política, o patrimônio e a história da cidade que servem como imagem para desenvolvimento comercial, ampliando as fontes exploratórias, abriu um leque de dúvidas referente ao futuro do município e da população.

    Este trabalho baseia-se nos estudos de TUAN (1980) sobre Topofilia, termo que ele descreve no livro, como “o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico”. E com auxílio da corrente filosófica vista em Ferdinand de Saussure, a semiologia, estudarmos a representação e percepção dos signos, com os conceitos de “significado e significante”, para melhor compreensão do espaço, e dos sonhos adquiridos no/do lugar. Pensando assim foram delimitados vários pontos de estudos/análise entre várias temáticas (que são retratados e recebem maior ênfase no território sobralense), que servirão como segmentos de observação, tais como:

  - A formação e história de Sobral.

  - Pontos Educacionais: Signos da educação, imagem, a educação superior e básica, a Universidade, políticas educacionais & utopias.

  - Pontos em relação à economia e o trabalho: A busca pelo trabalho, o emprego, as produções, as indústrias (em específico a Grendene), desenvolvimento econômico e sua relação com o trabalho, às políticas de desenvolvimento do comércio e as utopias referentes.

  - Pontos culturais e de lazer: divergências culturais, proposta política de cultura, juventude, o lazer, “a vida boêmia”, os espaços e seus grupos formando um território, utopias relacionadas.

  - Pontos Históricos: O patrimônio histórico, as histórias da população, imagem, a educação patrimonial, história da cidade vista por outras vertentes, pontos históricos, utopias.

  - Pontos Imobiliários/moradia: A especulação imobiliária, a exploração imobiliária exercida sobre a população, políticas urbanas, utopias, áreas verdes, condições das moradias, a valorização do território, políticas públicas afins.

     Estudando esses pontos com nossa fundamentação teórica, e em seguida analisarmos como ambos estão relacionados e interagindo entre si, formando uma imagem do lugar, logo assim, acreditamos que será possível entender as utopias presente no território sobralense. Pois, utopia é algo relativo, onde cada qual tem seu modo diferenciado de perceber e sonhar, e a forma de análise em diversas vertentes trarão um reconhecimento do lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário