sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Qual real Interesse?





Qual o real interesse? hein !?














     Lendo e analisando, a “Folha da Uva” de nº 13 – Ano VI, publicada em 12 de novembro, tomei um grande susto com o quê estava escrito na página 02, sobre uma tal “depredação” e “pichação” que o DCE vinha realizando no patrimônio público. Veio ao meu pensamento o que esse editor entende por pichação e depredação, mas vi que essas palavras são bastante maliciosas, e foram apenas utilizadas para denegrir a imagem do verdadeiro sentido empreitado nos adesivos. E ainda afirmar que o DCE colocou os adesivos. É fato que esses adesivos foram idealizados pelo DCE e SINDIUVA, mas isso não é suficiente para tal afirmação, pois qual é a certeza que o editor/assessor de Comunicação e Marketing Institucional tem? Já que esses adesivos foram e são distribuídos para diversas pessoas, onde essas pessoas são livres para fazer o que quiserem com eles.
     Acreditamos que os meios de comunicações devem ser zelados, e melhores aproveitados, não falo das placas (que por sinal custaram muito caro, antes deixasse as antigas de metal e comprasse livros, enfim...) e sim do próprio jornal. Durante o mês de outubro houve várias manifestações e assembléias ocorrendo em diversos centros da UEVA, na busca da democracia, igualdade, e liberdade de escolha (aos cargos de reitor, diretores de centros e coordenadores de cursos), bem, a “folha da uva” não fez nenhum depoimento a respeito, “por quê” será? E agora, ridiculamente vem questionar o “desrespeito com o bem em comum”. Saiba que o nosso interesse é a busca por uma Universidade democrática, a favor da liberdade de expressão, a favor da igualdade, com um ensino de qualidade. E essa luta é o “bem em comum”, pois assim todos serão beneficiados com o direito de escolha e direcionamento desta Universidade.
     E como podem falar de incoerência, pois se existe incoerência, ela está nesse jornal, pois, se fossem coerentes publicariam as manifestações, assembléias, o real significado dos adesivos, a ausência e defasagem do acervo de nossas bibliotecas, o ato de nepotismo (esse você enalteceu) presente na Universidade, o antidemocrático processo eletivo aos cargos administrativos, o dinheiro arrecadado através dos institutos tendendo a privatização de nossa universidade pública, enfim, esse problemas que precisam ser debatidos e informado para construção de uma universidade pública melhor, o seu mero jornal não faz.
     O real sentido dos adesivos e faixas são mostrar a verdadeira incoerência e o alto autoritarismo vivo nesta Universidade (UEVA!), e damos ênfase à necessidade de um processo democrático para eleição de cargos administrativos (DIRETAS JÁ!). Agora, entra em questionamento qual real sentido desse artigo? Será denegrir a imagem do DCE (que vem empreitado essa luta)? Proibir a denuncia sobre a necessidade do um processo democrático nessa Universidade?
Infelizmente, contamos novamente com a falta de ética, desde a colocação de palavras, tais como “depredação” e “pichação” em tons pejorativos até a falta de denúncias sobre os problemas da UEVA (que deve receber maiores considerações). Acredito, que se temos um jornal para informa a todos, que esse jornal seja livre, com conteúdo que questione a própria Universidade. Devemos compreender que se existem pichações e adesivos colados em placas, é porque não existe outro meio de comunicação onde possa se manifestar, e se existe não é permitido.
     Mesmo com a falta de compromisso, omissão e manipulação de informações desse jornal, saibamos que a luta continua, DIRETAS JÁ!





Nenhum comentário:

Postar um comentário